Encontros Sonoros

e-s-daniel

 

Sinopse e objetivo

Investigar, reconhecer e partilhar ressonâncias de si para profundizar os potenciais sensíveis, deixar a percepção conquistar amplitudes e alargar o espírito criativo através da relação musical entre o corpo, as coisas, os seres vivos, a paisagem e as fontes do imaginário. Vertigens artísticas como vivência de empoderamento poético, por uma percepção mais sutil e instintiva, despertadora das nossas essências mais genuínas e expressões mais encantadoras. Um canal de liberação do corpo para um trabalho sereno com os sentidos primeiros, sem tanta influência de conceitos racionais, onde a mente procura relaxar, deixando mais autonomia para a corporeidade como um todo. Ao permitirmos que os impulsos mais primordiais e primitivos liberem nossa musicalidade com entusiasmo e harmonia, de dentro pra fora, abrimos caminhos cheios de sentidos próprios e coletivos para passarmos de corpo inteiro. Uma familiarização e conquista de possibilitude própria capaz de autogerar novas e freqüentes iniciações por instantes mais significativos à vida.

Dinâmica

Ritmo, melodia, harmonia, timbre, intensidade e aspectos sutis da música serão vivenciados em suas intimidades. Não focaremos em aulas técnicas, portanto não há pré-requisitos como, saber cantar ou tocar um instrumento convencional. Em nossos encontros, vamos nos divertir com muitas oportunidades artísticas para deixar manifestar a música que já existe em cada um de nós. Afinal, já somos corpos sonoros. Assim como os instrumentos musicais, sempre seremos obras a realizarem-se, descobrindo tons de si através das ressonâncias com o outro. Àqueles que possuem (ou queiram possuir) conhecimentos técnicos musicais, também haverá espaço para florescimentos sonoros e criativos através de suas habilidades específicas.

Principais atividades

Contemplações expressivas com pássaros, plantas, máquinas e paisagem sonora (reconhecimento e despertar criativo), música corporal (investigação e despertar do corpo sonoro), iniciação a diversos instrumentos musicais (melódicos, harmônicos e percussivos), yoga musical (princípios da yoga com música da corporeidade, aprofundamentos técnicos vocais, praticas de respiração e concentração, coreografias inspiradas nos princípios do tai chi chuan e do butô, e relaxamentos musicais), práticas coletivas, apropriações tecnológicas (celular, aplicativos e eletroeletrônicos), objetos en-cantados e orquestra de en-cantadores de objetos (pesquisa e familiarização com as potencialidades sonoras de objetos do cotidiano), laboratório de composição (letra e música), gravações e registros musicais, gincanas musicais, discotecagens, saraus, troca de repertórios e experiências através de filmes, artes-visuais, poesia, artes cênicas, instrumentos musicais, mp3, mp4, vitrola (música contemporânea, a atual música paulistana, música regional, folclórica, música indígena, afro-brasileira,, latino-americana, erudita, experimental, primitiva, européia, americana, oriental, world music, sons das rádios FM, trilhas de filmes e novelas e gêneros do universo man stream).

Artista docente

Daniel Viana – Músico educador, 36 anos, nascido em uma família de artistas e cultivador de seu devaneio produtivo contraído por impactos instintivos com as substâncias e os movimentos dinâmicos do som, da palavra, do desenho, das artes visuais, cênicas e seus aspectos elementares. Pesquisador sobre ressonâncias poéticas e corporais para uma educação de sensibilidade. Seu trabalho é investigar e partilhar fontes de sensibilidade, descobrindo mundos em cada gota, por uma atitude interrogativa que nos permite ouvir as vozes mais íntimas da paisagem, com a essência mesma que o guia desde sempre: a força do imaginário corporal e do ser criante. Trafega pela cena musical contemporânea como compositor, intérprete, instrumentista e produtor. Atua em espetáculos musicais infanto-juvenis, “cantações” de histórias e brincadeiras musicais.

Professor particular de violão, viola, flauta doce e de iniciação a diversos instrumentos musicais. Músico educador em escolas de educação infantil, berçário, maternal, ensino fundamental e médio. Palestrante e ministrador de cursos e oficinas, onde a música e a convergência com diversas linguagens artísticas procuram abrir janelas à corporeidade e aos sentidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s