IX Sarau da Poesia Preta de Lá e de Cá

IX Sarau

 

Está chegando mais um Sarau da Poesia Preta: de Lá e de Cá, próximo dia 25.

Como sempre escolhemos um (a) homenageado (a) da noite, veio com força essa mulher que tem sido referência para nós, desde o primeiro sarau, quando iniciamos nossas pesquisas sobre autores negros no Brasil. O encantamento por Maria Firmina dos Reis tem nos proporcionado grandes aprendizados, há uma boa produção de conhecimento sobre ela e sua obra, mas ainda pouca divulgada/visibilizada. Sabemos por quais motivos? São questões, como essa, que permeiam o nosso Sarau…vem conferir conosco!
Uma pequena biografia:
“A maranhense Maria Firmina dos Reis, nascida em São Luís em 11/10/1825, enfrentou todas as barreiras do racismo no Brasil e publicou, em 1859, o romance “Úrsula”, considerado nosso primeiro romance abolicionista e um dos primeiros escritos por mulher brasileira. Em 1887, Firmina escreveu também um conto sobre o mesmo tema, “A Escrava” e, em 1871, publicou a obra de poesias: Cantos à beira-mar. . Professora de alfabetização, desde 1847, quando aos 22 anos foi aprovada em um concurso público para a Cadeira de Instrução Primária, sendo assim a primeira professora concursada de seu Estado, colaboradora de jornais literários e fundadora de uma escola gratuita e mista, para meninos e meninas, que causou escândalo no povoado de Maçaricó, em 1880, e teve que ser fechada.
Faleceu aos 92 anos, na cidade de Guimarães, no dia 11 de novembro de 1917, por isso lembramos o seu centenário em 2017.
Em 1975, Maria Firmina dos Reis recebe uma homenagem de José Nascimento Morais Filho que publica a primeira biografia da escritora, Maria Firmina: fragmentos de uma vida”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s