Imersão nas relações étnico-raciais

CURSO NOVEMBRO

Imersão nas relações étnico-raciais: Busca da equidade racial no Brasil
(Curso de Extensão em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena – 40 horas com certificação)

Investimento: R$ 150,00 à vista, R$ 85,00 em 2x ou R$ 60,00 em 3x. Há desconto de 30% para estudantes com comprovação.

Público: Iniciativa Privada, Pública, Terceiro Setor (Todos interessados pelo assunto que querem aprofundar um pouco mais seus conhecimentos e desenvolver novas práticas a partir dele.)

Duração: 40 horas ( dividida em 4 encontros – sexta 10/11, das 19 às 22h e sábado 11/11, das 9 às 18h ; repetindo na sexta 24/11 e sábado 25/11. Com atividades complementares, online, avaliação final e frequencia de 75% presencial para garantir certificação.

Para realizar inscrição é preciso preencher a ficha nesse link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecSw1lbvpbdTKYY8cSyYlZiltPHpkjuJXJyVyrBf9KNT2kFA/viewform
E efetuar o pagametento com o ApropriArte, como está descrito aqui e na própria ficha de inscrição.

Justificativa:
Diante dos resultados apresentados com as últimas avaliações da prova Brasil (2015), dos números do INEP, constatamos avanços na educação, mas também estagnações e até retrocessos, especialmente no que diz respeito à busca por equidade racial num país pluriétnico. O resultado da pesquisa do Fundo Baobá, por exemplo, uma entidade sem fins lucrativos, aponta que a maioria das crianças Negras (le-se Indígenas também) estão fora da escola ou já passaram por, pelo menos, uma reprovação escolar.
Não é possível falarmos de Educação de qualidade no país, sem reduzirmos as desigualdades existentes entre os educandos. É preciso que as crianças, jovens e adultos entendam como o Brasil se constitui, historicamente, nas diversas relações étnicas, culturais, e quais as contribuições advindas dessas relações. A cultura da Paz e fortalecimento das instituições educacionais e culturais virá a partir de mudanças de paradigmas nas relações interpessoais e sociais.

Objetivos: Investir numa educação transformadora, democrática, desde os primeiros anos da vida educacional de cada indivíduo.
Oferecer diferentes formas de abordagens e metodologias de trabalho, para atingir, pelo menos mais diretamente, os 3 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU:
Educação de Qualidade (4);
Redução das Desigualdades (10);
Paz, Justiça e Instituições Fortes (16).

Metodologia:

Nesse curso abordaremos conhecimento sobre história da África, aprofundando sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena, teoria e práticas pedagógicas, com diversos exemplos de iniciativas positivas no cumprimento da Lei 11.645/08 (LDB). Apresentaremos ações afirmativas parceiras, como EMEI Nelson Mandela; CECIs (ESCOLAS DE ENSINO INDIGENA de SP) ; Projeto 100 Meninas Negras; AfroEducação, BibliASPA, ApropriArte; NMK (Núcleo Maximiliano Kolbe, em Direitos Humanos); e diversos artistas que realizam poesia, música, performance, teatro, cinema, e conosco atuam em diferentes momentos e projetos.

Desenvolvemos um modelo único de formação para educadores, valorizando a cultura da Paz, sem partidarismos e militâncias. Unimos conhecimento e desenvolvimento de jogos educativos, adotando metodologias como sala de aula invertida, tutorias e comunidades de aprendizagem, buscando a compreensão do respeito pela natureza e o homem, numa visão cosmológica e humanista.

Curso ministrado pela professora Claudine Melo, historiadora, com pós-graduaçao em Educacao, Cultura e Relacoes Étnico-Raciais, pelo Centro de Estudos Latino-Americano de Cultura e Comunicaçao – CELACC, da Escola de Comunicacao e Arte- ECA/ USP;
Com Especializacao no Centro de Estudos Africanos – CEA/ FFLCH-USP;
E Especializaçao em Psicologia da Educaçao- FEUSP.

Certificação: Apropriarte / EtnicoEduc (Educação para as Relações Étnico-Raciais)

Curso dividido em 4 Módulos:
I Módulo: Presença Indígena no Estado de SP
dia 10/11 – das 19h às 22h
II Módulo: História e Cultura Indígena no Brasil
dia 11/11 – das 9h às 18h
III Módulo: Herança Africana
dia 24/11 – das 19h às 22h
IV Módulo: História e Cultura Afro-brasileira
dia 25/11 – das 9h às 18h

Em todos os módulos teremos apresentação expositiva e atividades práticas/pedagógicas.
Participação online contará com a produção (ideia) de uma atividade a ser desenvolvida na escola e/ou no espaço educacional ou cultural, sobre as temáticas trabalhadas em cada dia do curso, encaminhada por e-mail.
Ao realizar a inscrição (ficha de inscrição online) o (a) participante receberá no dia do primeiro encontro: programa do curso + bibliografia recomendada + bloco de notas e caneta.
Em cada dia de encontro presencial faremos um café compartilhado.

Pauta do Curso:

1º dia: 10/11/17

19h – Credenciamento/ entrega do material do curso

Acolhimento – Café compartilhado

19h30 Início das atividades até às 22h

Presença indígena no Estado de SP
Estudo de caso – contato com os Guarani Mbya do município de SP

2º dia: 11/11/2017

9h – Estudo sobre os povos indígenas no Brasil a partir de trabalhos antropológicos e indigenistas.

11h – café compartilhado

11h15 às 13h – Apresentação de jogos educativos e literatura indígena.

Intervalo para almoço.

14h – Apresentação dos Centros de Educação e Cultura Indígena do município de SP (Uma outra visão sobre espaços pedagógicos).
*Valorização dos idiomas indígenas
(Jogo de palavras com idioma tupi-guarani).

16h – Café compartilhado

16h15 às18h – Produção arte-visual dos povos originários do Brasil e da América do Sul.

(Proposta de uma visita monitorada na aldeia Itakupé – Jaraguá, data a combinar – como atividade extra e experiência in loco) .

3º dia: 24/11/2017

19h – Acolhimento e café compartilhado

19h30 – Reinício das atividades até às 22h com o Sarau da Poesia Preta: de Lá e de Cá

4º dia: 25/11/2017

9h – Conhecimentos gerais sobre o continente africano no século XVI e a diáspora.
Presença negra no Brasil Colonial e Formação do Povo Brasileiro.

11h – café compartilhado

11h15 às 13h – Produção historiográfica a cerca dos 400 anos de escravização no Brasil: resistência negra.
*oficina pedagógica com a mitologia africana (orikis dos orixás)

Intervalo para almoço.

14h – Processos de independência na África e o Pan-Africanismo.
Políticas de Representação e o Imaginário da Mulher Negra no Brasil

16h – Café compartilhado

16h15 às 18h – Oficina da Abayomi
Outros referenciais de jogos pedagógicos, bibliografias, materiais áudio-visuais.
Avaliação do curso/ Encerramento

PARA EFETIVAR A INSCRIÇÃO, APÓS PREENCHIMENTO DA FICHA É PRECISO ENTRAR EM CONTATO COM O APROPRIARTE, PELO EMAIL ARTE.APROPRIARTE@GMAIL.COM
OU NO ENDEREÇO : RUA DOUTOR HOMEM DE MELO, 961 – PERDIZES (PRÓXIMO A PUC/PERDIZES)
OU ATRAVÉS DOS FONES: 11.2935.5084 / 11.99198.5084.
SÓ GARANTIREMOS A EFETIVAÇAO DA MATRÍCULA MEDIANTE O PAGAMENTO E RESERVAMOS O DIREITO DE CANCELAR O CURSO, fazendo a devoluçao total do valor pago, NAO HAVENDO O MÍNIMO DE INSCRITOS CONFIRMADOS, até o dia 09/11/2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s